segunda-feira, 26 de agosto de 2013

26/08/2013 - São Zeferino


Zeferino foi o décimo quarto papa da Igreja na sucessão papal. Governou a igreja em uma época conturbada, onde a igreja enfrentava problemas tanto dentro quanto fora de sua estrutura. Externamente a igreja era perseguida e massacrada pelos pagãos, tanto que todos os antecessores de Zeferino foram martirizados, internamente enfrentava-se problemas de heresias, como a patripasiana que negava a divindade de Cristo e a Santíssima trindade e de outro lado aqueles que pregavam um fim imediato do mundo a partir de uma consciência de serem a revelação do Espírito Santo.


Zeferino era um homem simples e para combater estes problemas dentro da igreja se cercou dos sábios cristãos da época como Santo Irineu, Hipólito e Tertuliano. Também soube bem ouvir e acolher a Calisto, a quem ordenara que construísse cemitérios para os cristãos, que não desejavam ser cremados como os pagãos e também queriam venerar seus mártires. Zeferino conseguiu que nobres famílias cristãs que possuiam tumbas amplas e profundas as cedessem, Calisto se encarregou de interligá-las, originando as catacumbas de Roma, que ainda hoje são conhecidas como catacumbas de Calisto. Assim os cristãos poderiam enterrar seus mortos e mártires.

O próprio Zeferino foi martirizado e enterrado nas catacumbas de Calisto, que o sucedeu na cátedra de Pedro. Zeferino teve um dos mais longos pontificados da história (199-217), Homem cheio do Espírito Santo, soube enfrentar os problemas enfrentados pela igreja e superá-los.

São Zeferino, rogai por nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário