quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Martírio de São João Batista - 29/08/2013

Neste dia celebramos o Martírio de São João Batista, o qual Jesus consagrou como ultimo e maior de todos os profetas "Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista…De fato , todos os profetas, bem como a lei, profetizaram até João. Se quiserdes compreender-me, ele é o Elias que deve voltar.” (Mt 11,11-14)

João era primo de Jesus, filho de Zacarias e Isabel, fez o voto do Nazireato e vivendo uma vida austera e cheia de privações, pregava a conversão dos pecados e a chegada do salvador. Questionado se seria ele o Cristo, João vai afirmar que ele seria "a voz que clama no deserto, aplanai as veredas do Senhor" e também que aquele que ele anunciava era alguém de quem "ele não era digno de desatar as sandálias."

Profeta que era João buscava a conversão das pessoas e denunciava os pecados que afastavam o povo do caminho, por isso falou direta e abertamente contra o pecado do do governador Herodes Antipas da Galiléia, que havia tomado sua cunhada Herodíades, mulher de seu irmão como esposa. Por causa disso João foi preso, mas Herodes não tinha coragem de mandar matá-lo, pois ele era considerado um grande profeta por todos. Desejosa de vingança, Herodíades faz com que sua filha Salomé seduza o governador com sua dança, o governador, encantado com a dança, promete a Salomé o que esta quiser, e ela pede a cabeça de João em uma bandeja de prata. 

  Ao cumprir o pedido dela, Herodes leva ao martírio aquele que era o precursor de Cristo e abre para ele as portas do céu.

São João Batista, Rogai por nós.

Gostei muito da imagem que encontrei, os meninos João e Jesus juntos... cena não difícil de imaginar já que como primos, devem ter se encontrado alguma vez quando crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário