segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Santa Monica - 27/08/2013

Santa Monica nasceu em Tagaste (atua Argélia), filha de uma família Cristã, foi educada segundo estes preceitos, desde cedo já se preocupava com os necessitados que visitava com frequência levando consolo e esperança. Ainda jovem foi desposada por um pagão de nome Patrício, homem rude que a maltratava, por quem Monica orou incessantemente pela conversão. Ela pode colher os frutos de sua oração, já que um ano antes da morte o esposo se convertera e foi batizado.


Monica teve três filhos, Agostinho, Navígio e Perpétua, esta última como a mãe também desde cedo se dedicou a quem precisava e ingressou na vida religiosa, porém o mais velho, Agostinho, perdera-se e por este a mãe enfrentou uma dura batalha de oração e sofrimento, uma vez que o filho vivia uma vida desregrada e dada aos vícios, tanto que Monica não quis batizá-lo com antecedência, temendo que este profanasse seu batismo.



Sofrendo em ver seu filho vivendo desta forma, Monica insistentemente recorria ao bispo de sua cidade, pedindo que o ajudasse. O bispo incomodado com a insistência da mãe disse-lhe "continue a rezar por ele, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas."



Agostinho havia se tornado professor de retórica em Milão e Monica foi para perto deste, para que não se perdesse de vez. Tanto insistiu que conseguiu ver seu filho se converter, no início por curiosidade retórica, instigado pelos sermões de Ambrósio e depois por interesse espiritual.


A partir desta conversão, mãe e filho decidiram voltar para Hipona, sua cidade, mas no caminho de volta, na cidade de Óstia, perto de Roma Monica adoeceu e faleceu em 27 de agosto de 387. Foi canonizada pelo papa Alexandre III em 1153 que a declarou padroeira das mães cristãs.

O exemplo de Santa Monica nos mostra que TUDO PODE SER MUDADO PELA FORÇA DA ORAÇÃO. Creia nisto e não desista, pois os frutos de nossas lágrimas não haverão de se perder.

Santa Monica, rogai por nós.

Restauração, Agua Viva e Alegria para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário