quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Santo Agostinho - 28-08-2013

Um dia depois de celebrarmos Santa Monica, nada mais lógico que celebrar o fruto das orações da Santa, seu filho, Agostinho. Santo gerado nas lágrimas de sua mãe pela sua conversão, lágrimas derramadas por 33 anos.

Agostinho nasceu em Tagaste (norte da África), no ano de 354 filho de Monica e Patrício, por quem também Monica intercedeu pela conversão. Agostinho sempre foi um intelectual, mas preferiu buscar respostas para seus questionamentos em paixões mundanas, na retórica que estudou em Roma e foi lecionar em Milão e até no maniqueísmo. Brilhante que era dedicou-se também à escrita, poesia e filosofia.

Através da intercessão e do incentivo da mãe, instigado pela arte da retórica, Agostinho passou a frequentar os sermões de Santo Ambrósio e acabou por aceitar e abraçar a fé, incentivado por este. Motivado por Ambrósio, em 387 Agostinho foi batizado juntamente com seu filho Adeodato, a partir daí abraçou a fé e combateu com fervor muitas heresias, inclusive a maniqueísta.

Após a morte de seu filho, Agostinho retornou para sua terra acompanhado de sua mãe que também faleceu no caminho no porto de Óstia ainda próximo a Roma, ao chegar a Tagaste decidiu-se pela vida religiosa e junto com alguns amigos fundou uma comunidade cristã centrada na oração, caridade e estudo da palavra. A partir desta ordem monástica vários outros institutos religiosos masculinos e femininos. Logo o então bispo de Hipona convidou Agostinho para acompanhá-lo em seus sermões, visto que já tinha idade avançada. Logo o bispo ordenou Agostinho sacerdote e assim que o bispo faleceu em 397, o povo aclamou Agostinho o novo bispo de Hipona.

Agostinho faleceu 28 de agosto de 430 aos 76 anos de idade, permanecendo 34 anos à frente de sua diocese. Agostinho tem um trabalho admirável e é considerado o maior teólogo de sua época. Seus escritos são referencia até os dias de hoje e por isso recebeu o honroso título de doutor da igreja.

Santo Agostinho, rogai por nós.

Restauração, Agua Viva e Alegria para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário